A catequese é o ensinamento essencial da fé A catequese ministrada na Igreja é um processo de educação na fé e maturidade dentro de uma comunidade, que leva a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e estimula uma ação apostólica.

A catequese não se restringe aos seus encontros semanais. Ela faz parte de uma estrutura que envolve a dinâmica de tornar crianças, em cristãos comprometidos com o Reino de Deus, com a sua Palavra, com a comunidade, com a sua família e consigo mesmo. Todo esse cuidado visa criar uma nova postura perante uma sociedade que privilegia o passageiro, o momentâneo, o fugaz.

A catequese não é apenas ensino de conteúdo durante um período na vida de crianças e adolescentes. “A catequese é uma aprendizagem dinâmica da vida cristã (…) vai além do ensino, ela põe em prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo (…) ela educa para a vida de comunidade.”

O catequista hoje, exerce o papel importante de transmitir a catequese nos seus respectivos conteúdos, métodos e estruturas, com a finalidade de falar e testemunhar Jesus Cristo Vivo ao catequizando, por isso a família é a instituição que acompanhará essa evolução.

Daí a importância da catequese e a família estarem unidas. Propomos aos pais, o diálogo semanal, as reuniões, as várias actividades, a participação na Eucaristia, para fortalecer os laços de amizade e confiança.

A catequese, conta sempre com essa reciprocidade na educação da fé dos catequizandos, para que sejam bons cristãos e testemunhas dessa Boa Nova de Jesus. É preciso então que a família tenha consciência de que os filhos são a sua maior riqueza e que educando-os, através de valores morais e cristãos, estará a preparar pessoas para uma vida feliz e realizada.