Grupo de Leitores
Na Igreja, somos convidados a contribuir com os nossos dons/carismas, para unidos a Cristo formamos um só corpo, louvando e glorificando Deus Pai.A presença dos leitores e o seu ministério, são a resposta da Igreja ao mandato recebido de Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho”. Por isso, a Palavra de Deus integra e é essencial à vida da Igreja, nutrindo a espiritualidade, a santidade e a fé dos fiéis.
E nós, leitores leigos da liturgia, temos a consciência do ministério importante que desempenhamos na igreja, para o qual nos dedicamos de alma e piedade e nos imbuímos de espírito litúrgico. Esta sensibilização foi-nos transmitida pela Constituição Sacrosanctum Concilium a qual, no seu contexto, traduz que para ser leitor da Liturgia da Palavra de Deus, não será, somente necessário saber ler, mas, fundamentalmente, saber transmitir a mensagem que a Palavra contém.
Portanto, numa Eucaristia, a Liturgia da Palavra, proclamada com distinção, faz bem a quem a ouve, faz crescer a fé dos leigos que constituem a paróquia, e Deus gosta disso!
Proposta do Grupo de Leitores para as famílias
S. Jerónimo dizia que “Desconhecer as Escrituras é desconhecer Jesus Cristo”.A Bíblia é uma carta na qual Deus fala amorosamente aos seus filhos. Pela leitura da Palavra, podemos entrar na intimidade e na comunhão com Deus.
O grupo de leitores da nossa Paróquia propõe às famílias que se aproximem da Bíblia, pelo menos um dia por semana, fazendo uma leitura como oração e refletindo sobre o que nela interpela cada um individualmente (Lection Divina familiar)
Pela Palavra de Deus, que é sempre viva eficaz e atual, podemos nutrir a nossa fé e renovar a nossa vida!