O que têm os Jovens Cristãos Sanjoanenses a dizer à família?

Somos um grupo que brota e caminha nesta “família de famílias” que é a Paróquia de São João da Madeira. Num primeiro olhar, parece que estamos distanciados da reflexão em torno da família, parece que pertencemos a outro âmbito. Será assim?

Sendo a Paróquia uma família, poderá ter a desejada e necessária vitalidade se lhe faltar a audácia e vitalidade que as novas gerações podem oferecer? Propomo-nos a ser um lugar dessa vitalidade, em união com outras realidades paroquiais – entre as quais destacamos a catequese. Deus fala, também, através das novas gerações. Queremos ser eco dessa voz dentro da nossa comunidade paroquial.

Por outro lado, todos nós vimos de uma família, nascemos e vivemos em família. É, também, esse o lugar da nossa missão. Podemos e queremos ser presença cristã nesse meio, amadurecendo a nossa vocação batismal no compromisso e testemunho junto das várias gerações com quem contactamos. Queremos ser jovens comprometidos na Igreja doméstica – a família – onde nos integramos.

Por fim, um grupo de jovens é um lugar que potencia a escuta do chamamento de Deus e de resposta àquilo que Ele nos pede. Para muitos, a resposta poderá passar pela vida matrimonial e familiar. Esta é uma vocação a aprofundar na relação com Deus e em Igreja. Os jovens de hoje serão famílias e Igrejas domésticas do amanhã. Estamos num tempo que oferece desafios imensos, oportunidades de crescimento e de afirmação de um projeto de vida cristã! O projeto familiar cristão não é uma mera improvisação, ou algo distante de Deus e da Igreja. É vocação e caminho a fazer.

Afinal, a família e a Igreja precisam-se mutuamente… E os jovens devem ser presença audaz em ambas!